Blog alimentado pelo Prof. Márcio Santos e dedicado a estudantes de Geologia.

sábado, 13 de setembro de 2014

Campos e serviços da Geoquímica

Para que os alunos possam compreender melhor o campo de atuação da geoquímica, apresentamos o texto a seguir, extraído de: LINS, Carlos Alberto Cavalcanti. Manual Técnico da Área da Geoquímica (v. 5.0). CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2003.

Clientes e fornecedores da área de geoquímica

Atividades que empregam a geoquímica e o reconhecimento mineralógico de grãos:
- Mapeamentos geoquímicos regionais, que acompanham os levantamentos geológicos básicos, com finalidades metalogenéticas.
- Mapeamentos geoquímicos regionais com finalidades ambientais ou multidisciplinares (multiusos). Podendo neste caso servir de tema básico para a Geologia Ambiental, Geologia Médica e a Ecotoxicologia.
- Serviços geoquímicos localizados com finalidades de caracterização, monitoramento e acompanhamento de correção ambiental.
- Mapeamentos geoquímicos específicos executados para a pesquisa mineral, visando prospecção de minerais metálicos e alguns não-metálicos identificáveis por elementos químicos ou mineralógicos (fluorita, celestita, fosfato, barita, etc.)
- Pesquisa e desenvolvimento em prospecção geoquímica, geoquímica ambiental, geoquímica analítica e reconhecimento mineralógico de grãos: estudos de metodologias analíticas especiais para mapeamentos geoquímicos regionais e de detalhe; gerenciamento da qualidade dos laboratórios de preparação de amostras e de análises químicas utilizados; serviços de assessoramento e consultoria; serviços de acompanhamento de trabalhos terceirizados.
- Implantação, alimentação e gerenciamento de bases de dados geoquímicos e
mineralógicos.

Materiais amostrados

Nos serviços executados pela área de geoquímica, para os objetivos colimados, utiliza-se amostragem de materiais geológicos conceituados a seguir.

·       Materiais de drenagem

Sedimento ativo de corrente
Material coletado no leito ativo das drenagens, composto principalmente das frações silte e argila. O termo sedimento de fundo é utilizado para abranger os sedimentos ativos de corrente em drenagens, os sedimentos em águas com baixa mobilidade, como lagos, lagoas, estuários e os sedimentos marinhos, costeiros ou de profundidade.

Concentrado de bateia das aluviões
Material coletado no leito das drenagens, concentrado por meio de bateia, visando-se obter a fração pesada retida em líquido com densidade específica, principalmente bromofórmio.

Água
A água coletada com finalidades geoquímicas poderá provir de drenagens, lagos e lagoas, poços e fontes.

Overbank
Material coletado nos terraços de drenagens de baixa ordem (área de drenagem com menos de 1.000 km2), coletadas comumente de forma composta em diversos pontos de uma drenagem. Geralmente são amostras de grande tamanho para posterior homogeneização, podendo ser concentrados ou não por bateia.

Floodplain Sediment
Material coletado nos terraços de drenagens de ordem elevada (área de drenagem com mais de 1.000 km2), coletadas normalmente de forma composta em diversos pontos da planície de inundação de uma drenagem. Se restrito ao material do leito ativo, é sedimento de corrente de alta ordem de drenagem. Em geral são amostras de grande tamanho para posterior homogeneização, podendo ser concentradas ou não por bateia.

Outros materiais de drenagem: água de seepage, matéria orgânica, material em suspensão na água, coatings de precipitados, etc

·       Regolito: Termo genérico utilizado para a cobertura de material  inconsolidado, resultante da desagregação física ou química da rocha sã. Pode ser de caráter residual ou transportado. São incluídos nesta classe de amostra:

Solo
Material residual ou transportado, produto da ação do intemperismo sobre as rochas. Os solos urbanos merecem um destaque especial pelas suas características peculiares de formação. A sua constituição e desenvolvimento têm uma forte componente antropogênica.

Concentrado de bateia de solo
Material constituído pela fração mineral pesada dos solos.

Saprólito
Rocha intemperizada in situ que mantém sua textura visível, formado basicamente de material argiloso (minerais intemperizados) e resistatos.

·       Rocha, Mineral e Minério

Rocha
Material representante de uma determinada litologia, coletado em afloramentos ou em cascalheiras de drenagens. Pode ser coletado sem alteração química ou intempérica, quando para fins petrológicos, ou com alteração hidrotermal ou mesmo intempérica quando tiver finalidades metalogenéticas.

Mineral e Minério
Fase mineral de rocha coletado em campo ou separado em laboratório pode ser utilizado como meio amostrado para trabalhos prospectivos metalogenéticos.

• Outros meios

Vegetação
Material de origem vegetal (planta, partes de planta ou resíduos vegetais) que pode ser coletado sistematicamente com finalidades prospectivas ou de controle ambiental.

Sedimentos de fundo de lagos, lagoas e estuários
Material coletado no fundo de lagos, lagoas e estuários, rico em matéria orgânica. Dependendo do modo de amostragem, poderá ser utilizado no estudo do comportamento do ambiente ao longo do tempo em que houve a deposição daquele material.

Efluentes industriais, gases, bioindicadores, etc.

Tipos de serviços executados na área de geoquímica

·       Mapeamento geoquímico e mineralométrico regional
Serviço desenvolvido em nível regional, compatível com escalas geológicas iguais ou menores que 1:50.000, utilizando, principalmente, materiais coletados em drenagens com finalidades prospectivas e análises químicas e/ou mineralógicas dos materiais amostrados.

·       Mapeamento geoquímico ambiental regional
Serviço desenvolvido em nível regional, com adensamento compatível com temas associados para estudos de correlação a nível regional. As informações geradas e os temas correlatos devem estar disponíveis numa escala igual ou menor que 1:50.000. Este tipo de serviço e o anterior podem ser executados em um único serviço, já que utilizam principalmente o mesmo tipo de meio de amostragem (drenagens).

·       Mapeamento geoquímico/mineralométrico de detalhe

Serviço desenvolvido compatível com escalas geológicas maiores que 1:50.000, utilizando principalmente materiais coletados em solos, drenagens ou afloramentos (rochas), com finalidades e objetivos bem definidos e análises químicas e/ou mineralógicas dos materiais amostrados. Pode ter caráter de serviço complementar ou corretivo, atingindo níveis de distrito mineiro

·        Serviço de Geoquímica Ambiental
Destinado à caracterização ou monitoramento dos elementos químicos no ambiente geológico superficial, e sua interação com os seres vivos e os diversos ecossistemas, utilizando os materiais geológicos (sedimentos de fundo, solos e água) como meios de
amostragem.

·        Outros serviços

- Avaliação mineralógica de saprólito ou solo para identificação da rocha-mãe.
- Avaliação mineralógica de minerais opacos da fração pesada de rochas, em complementação ou substituição a análises calcográficas.

- Estudos geoquímicos especializados em rochas para verificação de variações composicionais específicas e potencialidades metalogenéticas.